Geno Valgo ou Geno Varo?
Os termos GENO VARO e GENO VALGO se referem ao alinhamento dos joelhos no plano coronal, ou seja, olhando o paciente de frente (ver FIGURA ao lado) . Esse alinhamento tem influência importante para a distribuição de carga sobre o joelho.
O alinhamento do joelho varia com a idade, se alterando durante a infância até a fase adulta. A sua evolução depende muito de fatores hormonais e genéticos. No homem, é mais frequente observarmos o GENO VARO, enquanto na mulher o VALGO é mais prevalente.
Na criança e adolescente, quando há alteração na placa de crescimento de forma assimétrica, há interferência nesse alinhamento, o que pode ocorrer por causa de trauma (fraturas e descolamentos epifisários) ou doenças da placa de crescimento (moléstia de Blount).
​
No adulto, o alinhamento pode ser alterado em decorrências de fraturas ou ainda pelo processo de ARTROSE. Na artrose, muitas vezes acontece que o desgaste acaba ocorrendo de forma desigual, reduzindo o espaço articular em um dos compartimentos do joelho. Quando a artrose acomete preferencialmente a parte medial , há acentuação do VARO; quando a parte lateral é mais acometida, há acentuação do VALGO.
​
Quando o mau alinhamento contribui para a manifestação clínica, podemos considerar realizar a correção angular, seja ela de forma parcial com o uso de palmilhas, ou ainda de forma cirúrgica, com o emprego das OSTEOTOMIAS, cirurgias onde através de alterações na arquitetura óssea do fêmur ou da tíbia podemos obter o alinhamento adequado para cada caso.
​
​

VARO

NORMAL
