Síndrome Osgood Schlatter
Descrita por 2 médicos ( um americano e um suíço) no início do século passado, a síndrome de Osgood - Schlatter é uma afecção bastante comum na adolescência . Mas do que se trata exatamente essa doença?
Durante a infância e adolescência, possuímos distribuídos em nossos ossos as chamadas placas de crescimento, estruturas feitas de cartilagem que promovem o crescimento do nosso esqueleto; com o passar dos anos, essas placas vão se fechando gradualmente.
Na síndrome de Osgood Schlatter, ocorre justamente a sobrecarga da placa de cresimento onde se insere o tendão patelar.
O problema é mais observado entre os 10 a 15 anos, sendo mais comum nos meninos. O quadro clínico típico é uma dor na região anterior da inserção do tendão patelar ( ver FIGURA ao lado) , despertada ou aumentada pela atividade física. Com o passar do tempo, podemos observar o aparecimento de inchaço e tumefação na região anterior da tíbia próxima ao joelho, característica típica da doença.
Por estar relacionada ao crescimento, a doença é autolimitada e tende a melhorar gradualmente conforme a placa de crescimento vai se fechando. Porém, acaba sendo muitas vezes uma dor de cabeça para o adolescente ativo que quer praticar esporte, seja recreacional ou competitivamente.
O tratamento envolve medidas locais como gelo,antiinflamatórios por via oral, fisioterapia e redução de atividade física.
